Principais diferenças entre as características dos métodos.
Característica
|
Quantitativa
|
Qualitativa
|
Foco
|
Busca explicação: o “por quê”:
Preocupa-se com as causas
|
Busca compreensão: o “como”:
preocupa-se em
compreender os fenômenos,
se refere ao mundo dos símbolos / significados
|
Objeto
de estudo
|
Fatos
naturais descritos
|
Fenômenos
humanos apreendidos (significados)
|
Papel
do pesquisador
|
Distancia-se
do fato pesquisado
|
Olha
a luz da sua subjetividade
Envolve-se
no fenômeno de interesse
|
Objetivos
da pesquisa
|
Testagem
de hipóteses
Descrição
estabelecimento de correlações matemáticas (estatísticas) e causais entre
fatos
|
Compreensão;
explanação
Apreensão
e interpretação da relação de significações de fenômenos para os indivíduos e
a sociedade
|
Amostra/
grupo para estudo |
Randômica:
representativa estatisticamente de uma população
|
Proposital,
Intencional: sujeitos individualmente eleitos; tamanho pequeno
|
Tratamento/
análise dos dados |
Técnicas
estatísticas, habitualmente feitas por especialistas
|
Análise
de conteúdo: categorias por relevância teórica de repetição
|
Instrumentos
de pesquisa
|
Experimentos
e surveys
Observação dirigida Questionários fechados |
Pesquisador
como instrumento, com seus sentidos
Observação |
Instrumentos
de pesquisa
|
Escalas
Classificações nosográficas Exames laboratoriais |
Entrevistas
Coleta intencional em prontuários Testes psicológicos eventuais |
Instrumentos
de pesquisa
|
Dados
randomizados em prontuários
Psicodiagnós-ticos |
Diário
de campo
Seminários (atas, sínteses) Oficinas (material) |
Critério
de confiabilidade
|
Fidedignidade
Atribuído
ao rigor da reprodutibilidade dos resultados
|
Validade
Atribuído
ao rigor da validade dos dados/achados
|
Apresentação dos resultados
|
Em
linguagem matemática (tabelas, quadros), habitualmente em separado no
relatório
|
Tópicos
redigidos, com observações do campo e citações literais (falas), não
separados da discussão
|
Discussão dos resultados e conclusões
|
Confirmação
ou refutação das hipóteses previamente definidas.
Generalização
dos resultados e conclusões
|
Interpretação
simultânea à apresentação de resultados, revisão de hipóteses, conceitos ou
pressupostos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário