Revisão de literatura:
A revisão de literatura resultará do processo de levantamento e análise do que já foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos. É importante a leitura de autores que sejam compatíveis à sua pesquisa. É importante citar quais são os autores que nortearam a sua pesquisa.
*Conversa de autores.
Nesta fase você deverá responder às seguintes questões:
1. quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto;
2. que aspectos já foram abordados;
3. quais as lacunas existentes na literatura.
Hipóteses:
As hipóteses são o seu guia, são aquilo que você quer provar na sua pesquisa, aquilo que vai apontar o caminho dos estudos. Elas podem ser comprovadas ou não, pois elas são elaboradas antes da formulação da pesquisa em si. Logo, a hipótese pode ser verdadeira ou não. A ligação das hipóteses com o quadro teórico é fundamental. E geralmente deve ser em número de quatro ou cinco, não mais que isso. A hipótese deve ser escrita como uma frase curta e afirmativa, nunca na condicional, jamais na negativa. É necessário fazer uma pesquisa prévia quando se escreve uma hipótese.
Objetivos:
Os objetivos precisam ser formulados para responder a questão:
Para que será feita esta pesquisa?
Os objetivos são classificados de duas formas:
Objetivos específicos, onde colocamos frases curtas começando com verbos no infinitivo Exemplo: estudar o expressionismo no Brasil, verificar a produção cultural de Santa Maria, etc.. Os objetivos específicos devem ser em número de, mais ou menos, oito a dez.
Objetivo geral é apenas um e deve englobar a característica principal da pesquisa.
Exemplo: Ao se estudar o impressionismo no Brasil, o objetivo geral é o de entender como uma manifestação artística européia surge no Brasil.
Atenção: os objetivos devem ser diferenciados das hipóteses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário